sábado, 14 de maio de 2011

OS SABÁS DA RODA DO ANO

Para melhor entender nossas celebrações aconselhamos a você, nosso leitor, voltar alguns textos já postados e ler nosso Mito da Criação e a Descida da Deusa.
Esta é a essência de uma religião, fazer você navegar por um vasto mar, magnífico e misterioso.
 
A RODA DO ANO
Reconhecemos como “Roda” o ciclo sem fim do calendário anual. Nele espiritualmente temos datas especificas em que vivenciamos com nossas divindades experiências a fim de nos ligar ao ciclo natural da Natureza, nossa Grande Mãe.

Sendo a Wicca uma religião. Ela possui um calendário litúrgico. Sacerdotes e Sacerdotisas. Ritos e cultos a fim de causar uma experiência espiritual em seus praticantes que os leve mais próximo a divindade de sua devoção.

AS CELEBRAÇÕES DA RODA DO ANO
A Wicca nos liga a Natureza, nossa Grande Mãe e seu filho e consorte o Sol, nosso co-gerador.
A Terra torna-se o cálice onde a semente descansa e o Sol, com seu poder dinâmico, ativa esta semente em repouso e a trás a vida. Assim somos criados.
Não devemos esquecer que por morar no Brasil, um país no Hemisfério Sul, somos levados a fazer uma inversão dos ritos celebrados por Bruxos e Bruxas Americanas, Inglesas e outros, pois estamos abaixo da Linha do Equador.
Portanto as estações do ano mudam; não de ordem, mas de datas; e outra inversão acontece, as direções onde se apresentam os elementos (ou guardiões) também.
Em tempos pastoris, quando o homem era diretamente ligado com a terra. Via-se a necessidade de envolver a comunidade em algo que os fizesse entender o perpétuo ciclo de morte e renascimento do que os cercava, a Natureza.
Então era contada uma história fácil de entender, a qual homens da atualidade chamariam de: “fábula de criança”, mas ligada à realidade.
 
Samhain – noite de 30 de Maio para 1º de Abril
Yule (Solstício de Inverno) – 21 ou 22 de Junho (pode variar de ano para ano)
Imbolc – 2 de Agosto
Ostara (Equinócio de Primavera) – 21 ou 22 de Setembro (pode variar de ano para ano)
Beltaine – 31 de Outubro
Litha (Solstício de Verão) – 21 ou 22 de Dezembro (pode variar de ano para ano)
Lughnassadh – 2 de Fevereiro
Mabon (Equinócio de Outono) – 21 ou 22 de Março (pode variar de ano para ano)

Acima vemos 8 celebrações solares. 4 delas são conhecidas como “Pequenos Sabás” e outras 4 como “Grandes Sabás”.

GRANDES SABÁS
Eles trazem em si momentos importantes da vida de nossa Deusa Mãe e do nosso Deus Filho.
Note que A Deusa, por guardar os segredos da vida, não morre, mas retorna a juventude em Imbolc. A união do casal sagrado acontece em Beltaine. Em Lughnassadh ele se entrega ao envelhecimento confiando a sua amada todo seu reino e finalmente em Samhain ele parte em sua última missão, por guardar os segredos da morte e ressurreição, ele recebe aqueles que partem deste plano físico e os recebe do outro lado.

PEQUENOS SABÁS
Eles trazem em si momentos de passagem de ciclo. Como o Planeta Terra é reconhecido como o corpo da Deusa. Nestas datas celebramos as mudanças que acontecem no corpo dela e completamos momentos da vida Deles.
Note que O Deus nasce em Yule. A Deusa se torna cheia em fertilidade em Ostara. Litha traz o ápice do Sol como o astro rei e enche este dia de magia e realizações. O Deus maduro em idade percebe o declínio é inevitável e se entrega a idade.

Um comentário:

  1. OLÁ, POR FAVOR GOSTARIA DE INFORMAÇOES DE COMO ME INTEGRAR AO COVEN, MEU CONTATO É : IEDRAN@HOTMAIL.COM, DESDE JÁ GRATA.

    ResponderExcluir